quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Divulgando o Fundo Local VIII: Notícia da vida do Padre Dr. Luiz Caetano Lobo

CAPELA, Carlos da, pseud. - Notícia da vida do padre Doutor Luiz Caetano Lobo. 1ª ed. Arganil : Moura Pinto, 2006. 64 p.

O livro Notícia da vida do padre Doutor Luiz Caetano Lobo: irmão Fenelon arcipreste e reitor da parochia que foi da vila de Arganil e aqui passou ao oriente eterno, da autoria de Carlos da Capela foi lançado em 2006 e apresentado numa homenagem prestada a Luis Caetano Lobo por ocasião dos 116 anos da sua morte.

Neste pequeno livro é feita uma descrição de Arganil, o que a vila era no século XIX, as suas vivências, ritos e rituais e o papel que o Dr. Luís Caetano Lobo ocupou na sua vida social.

Nascido em Goa no dia 24 de Julho de 1816, formado em Teologia e Direito pela Universidade de Coimbra, o Dr. Luís Caetano Lobo fixa-se em Arganil em 1857 e “de imediato se interessa e integra na vida social, promovendo e estimulando a riqueza cultural do meio”, fazendo sentir a sua acção sobretudo no campo educativo e religioso. Também na música desempenha um papel interessante, este já mais controverso.

A leitura deste livro dá-nos a conhecer uma figura impar da história do concelho de Arganil, bem como a sua múltipla e benéfica acção.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!