quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Banda desenhada e promoção da leitura

Banda desenhada é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias nos mais variados géneros e estilos. É, em geral, publicada no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. A banda desenhada é classificada como sendo a Nona Arte de entre as Artes Plásticas.

Existe uma franja etária da população que por natureza ou até mesmo por instinto, foge à leitura tradicional: os adolescentes. Na verdade, eles não fogem das bibliotecas. Utilizam-na em grande escala como espaço para aceder à Internet, aos filmes e para fazer trabalhos escolares, ou até como espaço de convívio, mas não a utilizam para a leitura de livros em suporte de papel. Embora as novas tecnologias ofereçam uma nova forma de leitura, mais dinâmica e interactiva, a maior parte destes jovens não tem o hábito de ler um livro por prazer, de ler uma obra literária como actividade lúdica. E é a leitura lúdica que nos permite adquirir e consolidar os hábitos de leitura que nos deveriam acompanhar ao longo de toda a vida, quer na vertente escolar, profissional ou pessoal. 

Com isto não se pretende desvalorizar as novas formas de leitura indispensáveis na sociedade do século XXI, apenas reafirmar a ideia de que uma pessoa letrada na sociedade actual deve ser capaz de utilizar textos tradicionais (impressos) e em simultâneo os textos digitais e electrónicos. 

Apesar da sua larga popularidade, algumas pessoas consideram que a Banda Desenhada não é mais do que um género menor de literatura. Porém, e como em todos os géneros literários, na Banda Desenhada encontrámos obras de maior ou menor qualidade e este é um género literário muito apelativo e uma ferramenta poderosa para captar e motivar novos leitores e ajudá-los a descobrir o gosto pelo livro e pela leitura.

De acordo com a ALA (American Library Association) e YALSA (Young Adult Library Services Association) a banda desenhada é actualmente mais sofisticada e variada em termos de conteúdos do que era há algumas décadas atrás e goza de um estatuto de respeitabilidade que anteriormente lhe era negado. Promove a literacia verbal e visual, assim como o gosto pela leitura. Uma boa colecção de banda desenhada pode atrair à Biblioteca adolescentes e jovens, incentivá-los a ler e descobrir os recursos que a mesma oferece.

O fundo documental da Biblioteca Municipal de Arganil também engloba banda desenhada. Destacamos aqui algumas das colecções disponíveis:

- Astérix
 - Lucky Luke
 - Corto Maltese
 - Antologia da Banda Desenhada Clássica
 - Antologia da Banda Desenhada Portuguesa
 - Garfield
 - Blueberry
 - As aventuras de Spirou e Fantasio
 - Alix
 - Grandes autores de banda desenhada
 - Calvin & Hobbes
 - Michel Vaillant

Aceda ao catálogo concelhio da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que títulos temos disponíveis para si!

Leia, porque ler é um prazer!

Mais informação sobre BD:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_desenhada_em_Portugal
http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/552
http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/202

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!