segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Boas festas!

 

Neste período especial do ano, as Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil gostariam de expressar os mais sinceros votos de um Natal maravilhoso e um Ano Novo repleto de felicidade.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada um de vocês pelo apoio contínuo e pelo entusiasmo com que participam nas nossas atividades. A vossa presença e envolvimento são fundamentais para o sucesso das nossas bibliotecas, e estamos verdadeiramente gratos por termos uma comunidade tão dedicada.

Estamos ansiosos para partilhar convosco uma programação repleta de eventos culturais, oficinas criativas e novas aquisições literárias em 2025. Continuaremos a trabalhar para proporcionar um espaço inspirador e acolhedor, onde o conhecimento e a imaginação possam florescer.

Que esta época festiva traga paz, amor e alegria para todos. Desejamos que o novo ano seja repleto de saúde, sucesso e muitas leituras enriquecedoras.

pela Equipa das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Fundo local enriquecido: "O torno e o altar" de Luís Martins Ferreira




Em meados do século XX, em resposta ao abandono da fé cristã pelas classes trabalhadoras, alguns padres arriscaram assumir a condição operária, partilhando assim plenamente da experiência daqueles que desejavam evangelizar, fazendo-se pobres com os pobres. Luís Martins Ferreira foi um dos que, em Portugal, abraçaram esse caminho.

Nascido em 1943, em Arganil, ingressou nos Filhos da Caridade em 1971, após um período formativo em Paris, que o levou a participar nas greves e manifestações do Maio de 1968, episódio recordado num dos capítulos do livro O Torno e o Altar – Memórias de um padre-operário (Paulinas Editora), onde também evoca a novidade e a importância do movimento dos padres-operários em França.

Depois da passagem por França, Luís Martins Ferreira foi viver para a Península de Setúbal, região profundamente industrializada. Trabalho como fresador e torneiro mecânico em empresas como a Standard e a Equimetal, onde conheceu o drama dos salários em atraso e dos despedimentos.

Animado de um inabalável sentido de justiça, envolveu-se ativamente nas lutas dos trabalhadores e participou na fundação do Movimento de Esquerda Socialista (MES) (...)

O livro O Torno e o Altar é um poderoso testemunho de vida vivida de mangas arregaçadas, ao serviço daqueles que, vezes demais, a Igreja e o poder descuraram, e uma inspiração nestes tempos em que se interrogam os modelos de evangelização herdados e se busca uma nova forma de mostrar a proximidade de Jesus aos homens e mulher de hoje.

Texto adaptado a partir da badana do livro

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Novidade na Biblioteca: "A congregação da cozinha" de Nora Seton


Lisboa: Círculo de Leitores, 2001
ISBN 972-42-2598-4

Numa prosa deslumbrante, Nora Seton transmite os ricos diálogos entre as mulheres da sua vida, o conforto e a dor compartilhados da maternidade, as perplexidades dos homens e as receitas favoritas — o amor codificado transmitido de geração em geração na cozinha, o coração do lar.

Escrito num estilo que ecoa a linguagem das mulheres, a forma fluida como os nossos pensamentos se espalham no meio das intrusões das crianças, o tom suave e sempre reflexivo das nossas conversas internas, este é um livro contado em contos passados na cozinha - lugar onde especialmente as mulheres, mães e filhas, ainda se reúnem, depois de anos de tradições quebradas e novas oportunidades.


Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Tempo para a poesia: "Ao leitor" de Paulo Ramalho

Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2024
ISBN 978-989-735-571-4
Ao leitor

Excelentíssimo leitor
solicito a sua melhor atenção
para a possibilidade de poema
que esta página tão arduamente nega
De todos os temas que habitualmente
dão sentido aos meus versos
nem o silêncio lhe posso hoje oferecer
porque o outono me traz
de mãos enregeladas
ocupado com coisas tão melancólicas
quanto podar roseiras
ou limpar as folhas do jardim
Mas também sobre isso nada será dito
enquanto o trabalho não terminar

Paulo Ramalho in Órbitas elípticas em torno do silêncio

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

O Natal do Sr. Scrooge de Charles Dickens

Mem Martins : Europa-América, [19-?]. 166, [2] p.

O Natal do Sr. Scrooge é um conto da autoria de Charles Dickens sobre o velho, frio, miserável e avarento Ebenezer Scrooge e a sua conversão secular e redenção após ter sido visitado por quatro espíritos na noite de Natal.

A história foi publicada pela primeira vez em 1843 e rapidamente obteve sucesso comercial, bem como a aclamação crítica.


O conto inicia-se na noite de Natal, 7 anos após a morte do sócio de Ebenezer Scrooge, Jacob Marley. Nessa noite, Scrooge recebe a visita do espírito de Marley que o avisa que o seu espírito jamais terá paz se ele não modificar a sua atitude gananciosa e avarenta. Marley avisa também que Scrooge receberá a visita de mais espíritos.

De acordo com a profecia de Marley, Scrooge recebe nessa noite a visita de 3 espíritos: o espírito dos Natais passados, o espírito do Natal presente e o espírito dos Natais futuros, cada um deles leva Scrooge a cenários diferentes e após a sua visita Scrooge será um homem completamente diferente, transformando-se num homem bondoso e generoso, capaz de sentir o verdadeiro espírito natalício.

Esta é uma história que merece ser lida. É uma lição para todos nós nesta quadra natalícia.

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Sugestão de leitura: "Sonhos de papel" de Ruta Sepetys



Alfragide: Asa, 2014
ISBN 978-989-23-2518-7

Josie Moraine vive mais do que uma vida.

Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela.

Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas. Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo… para sempre.

Fonte: contracapa do livro

Leia aqui as primeiras páginas do livro. Gostou?

Requisite na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer!