imagem retirada de: ebookfriendly.com
"Quando leio, sou eu que mando na história; quando vejo televisão, é a televisão que manda em mim"
José Fanha
“O consumo contínuo da imagem visual e auditiva produz um bombardeamento informativo nos receptores, especialmente se são crianças, que dificulta a capacidade de reflexão, de raciocínio contínuo, produzindo um tipo de conexões e uns vínculos de dependência entre a realidade que percebe sensorialmente e a dificuldade de selecção.”
Mercedes Gómes del Manzano in A criança e a leitura
“Posso atrever-me a dizer que ler é melhor que ver televisão? Claro que sim, ler é melhor. Porque ler é uma actividade criativa e assistir a programas televisivos nem sempre o é. Durante o breve tempo, a hora e meia que dura um filme, e se o filme for bom, ver televisão pode ser um exercício criativo. Mas aquele que vê televisão durante horas a fio, acaba por se converter num receptor passivo de informações que nem sequer se processam, daí a estranha sensação de vazio que experimenta quando está longo tempo preso ao ecrã. (…) O maior problema da televisão, que acaba por nos mostrar tudo, é talvez o facto de não deixar lugar à imaginação, à criatividade pessoal. Dá-nos as palavras, os cenários, os rostos e as acções.”
acedido em 10.04.2012
"A comunicação de massas (televisão, rádio, cinema) nos torna iguais, nos uniformiza, e assim nos encontramos rindo das mesmas piadas e afinal pensando da mesma maneira. A leitura, pelo contrário, nos liberta e possibilita a meditação daquilo que vamos lendo."
acedido em 10.04.2012