Pimenta, Samuel F. - Iluminações de uma mulher livre Barcarena: Marcador, 2017 |
Na aldeia onde é rejeitada e perseguida pela população, Isabel acorda com a única ideia capaz de a libertar do casamento opressor em que vive: matar o marido. Se, de início, a ideia lhe parece improvável, vai ganhando força à medida que recorda as histórias das mulheres do passado, de que a avó lhe falava quando, com outras mulheres, se reuniam em grupos femininos secretos para falarem de oráculos, curas e magia.
Isabel é moderna, sensível, curiosa e sempre quis a sua independência. Cresceu na capital, mas mudou-se para a aldeia por causa do casamento. E foi essa união que a aprisionou numa existência de medo e abuso. Só ela pode libertar-se desse homem castigador, e ao longo de vários dias Isabel confronta-se com todos os receios e dúvidas, imaginando planos e lembrando-se dos ensinamentos da avó, procurando argumentos que fortaleçam a sua decisão, enquanto cumpre com todos os rituais quotidianos da casa com beleza e empenho poético.
Iluminações de uma Mulher Livre revisita histórias por via da tradição oral, figuras históricas, mitos e referências da literatura universal.
Fonte: contracapa
Iluminações de uma Mulher Livre "é um livro sobre a sociedade patriarcal em que ainda vivemos, sobre os movimentos de controlo e de formatação a que estamos sujeitos, grande parte deles violentos, mas também sobre o sonho – diria mesmo a utopia – de um mundo organizado horizontalmente, sem fronteiras, sem tentativas de domínio e de predação sobre as diversas formas de vida, em que comunidades circulares abertas comunicam para evoluir conjuntamente de forma a viver na Terra em harmonia."
Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!