quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Dia internacional da língua materna – 21 de Fevereiro


O dia internacional da língua materna foi instituído pela UNESCO em 1999. Este dia que se assinala anualmente a 21 de Fevereiro tem como principal objectivo a promoção da diversidade linguística e cultural e do multilinguismo. 

As línguas são a ferramenta mais poderosa para preservar e desenvolver a herança cultural tangível e inatingível. 

No mundo inteiro existem mais de 6000 línguas diferentes, e no ranking das mais faladas o português ocupa o 7º lugar. 

A língua portuguesa espalhou-se pelo mundo todo com as descobertas e conquistas territoriais realizadas pelos navegadores portugueses no século XV e XVI. Portugal possuía colónias na África, em ilhas da China e na América do sul, e o português tornou-se a língua oficial das mesmas. Estima-se que o português é actualmente falado por mais de 170 milhões de pessoas. 

Curiosidade:

Desde 1996 existe a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, que entre outros tem como objectivo “corrigir os desequilíbrios linguísticos com vista a assegurar o respeito e o pleno desenvolvimento de todas as línguas e estabelecer os princípios de uma paz linguística planetária justa e equitativa, como factor fundamental da convivência social.” 

Para saber mais consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!