sexta-feira, 8 de novembro de 2019

30 anos da queda do muro de Berlim


Assinalam-se amanhã, dia 9 de Novembro, os 30 anos da queda do muro de Berlim, que durante  quase 3 décadas dividiu a Alemanha. 

Foi sem dúvida um marco importante na história e as comemorações em torno deste acontecimento podem servir de pretexto para relembrar que ainda existem muitos “muros” para derrubar. 

Assim, aproveitamos a ocasião para sugerir a leitura da obra “A era dos muros” de Tim Marshall, resultado de uma aprofundada investigação que de facto constata que a queda do Muro de Berlim abriu caminho a uma nova fase na história, mas que nos obriga também a reconhecer que as divisões continuam a existir um pouco por todo o mundo. 

Porto Salvo: Desassossego, 2019
“Os muros estão a crescer. As políticas nacionalistas estão em ascensão. Milhares de quilómetros de vedações foram erguidas nos últimos dez anos e estão a redefinir a nossa paisagem política.
Existem muitas razões para erguermos muros, já que há tantos temas que nos dividem: saúde, raça, religião, dinheiro, política. Na Europa, as ruturas da última década ameaçam não só a unidade europeia, mas também, em alguns países, a própria democracia. Na China, a necessidade de conter as divisões forjadas pelo capitalismo definirá o futuro da nação. Nos Estados Unidos, a justificação para o muro na fronteira com o México explora o medo americano.
Entender o que nos divide, no passado e no presente, é essencial para compreender tudo o que se está a passar no mundo. China, Estados Unidos da América, Israel e Palestina, Médio Oriente, África, Europa e Reino Unido são alguns dos territórios que Tim Marshall aborda neste livro fascinante onde analisa as falhas que irão moldar o mundo nos próximos anos.” 
Informação retirada da contracapa do livro 

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!