segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Estilos parentais e parentalidade positiva


A forma como os pais exercem a sua função parental é bastante diversificada e tem variado ao longo dos tempos conforme os grupos culturais. As ideias que temos sobre a educação dos filhos divergem de pessoa para pessoa porque são um aspecto importante da nossa personalidade e da nossa filosofia de vida. O estilo parental é a forma como os pais se relacionam com os filhos. Os pais podem seguir vários estilos parentais, conforme a situação, mas existe, regra geral, um estilo dominante. 

Os estilos parentais têm sido categorizados como: autoritário, permissivo, negligente e democrático. É do estudo do estilo democrático que nasce o conceito de parentalidade positiva. Esta “caracteriza-se por um tipo de parentalidade que embora mais tolerante é também exigente em relação aos filhos, mas numa lógica de reciprocidade. Os filhos devem responder às exigências dos pais, mas os pais também aceitam a responsabilidade de responderem, quanto possível, aos pontos de vista e razoáveis exigências dos filhos. Encorajam-lhes a autonomia, ouvem-lhe as opiniões, mas não hesitam no caminho a seguir e não descuram o cumprimento de regras. (...)[1]

A promoção da Parentalidade Positiva tem sido uma aposta das sociedades preocupadas com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, e a sua importância é oficialmente reconhecida pelo Conselho da Europa que tem encorajado os estados membros a desenvolver e implementar um conjunto de medidas de apoio à parentalidade positiva.
“A Parentalidade Positiva define-se como um “comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das principais necessidades das crianças e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento”.
(Recomendação do Conselho da Europa, Lisboa 2006)

Na biblioteca Municipal de Arganil poderá encontrar os seguintes recursos para melhor compreender esta temática: 

SIEGEL, Daniel J. ; BRYSON, Tina Payne - Crianças SIM : como ajudar os seus filhos a serem mais resilientes, independentes e criativos. 1ª ed. Lisboa : Lua de Papel, 2019. ISBN 978-989-23-4560-4 

DIAS, Magda Gomes - Berra-me baixo : 21 dias para deixares de gritar com o teu filho. 1ª ed. Lisboa : Manuscrito, 2016. ISBN 978-989-8818-41-6 

GONZÁLEZ, Carlos - Bésame mucho : como criar os seus filhos com amor. 2ª ed. Lisboa : Pergaminho, 2014. ISBN 978-989-687-131-4 

CURY, Augusto Jorge - Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros. 1ª ed. Lisboa : Pergaminho, 2016. ISBN 978-989-687-275-5

Leia, porque ler é um prazer!


[1] Sofia Cid – Socióloga – Pós-graduada em Sociologia da Família; Educação e Parentalidade Positiva e Mediação Familiar.

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