Arganil: ed. autor, 2021 ISBN 978-989-33-2041-9 |
Através do livro "Utopia Mirandum" Rui Cruz tenta destruir narrativas vigentes, numa época de crise, propondo ao leitor uma nova narrativa. (Luís Novais)
Numa sala de um tribunal, 3 desconhecidos, por razões quase ridículas, travam um conhecimento pessoas, que em breve se transformou em amizade e cumplicidade, a tal ponto que tomaram a iniciativa de mudarem radicalmente as suas vidas, partindo para uma epopeia que os levou ao acaso histórico de fundarem um país diferente, ousado, polémico e certamente estranho.
Este texto narra, na primeira parte, as aventuras que se viveram até ao nascimento da nação e depois, nas partes seguintes, aproveita os incidentes e picardias que se seguiram e que condicionaram a forma como se organiza a vida e a sociedade nessa terra, fazendo uma breve visita às suas instituições e aos conceitos determinantes, sendo certo que trata de uma forma simples de temas bastante controversos e eventualmente potenciadores de muita polémica.
Mais que uma história por vezes bem-humorada, por vezes muito sarcástica, por vezes demolidora, trata-se de um documento em que se lançam as bases daquilo que justamente se pode chamar uma nova utopia, a que o autor chama a UTOPIA MIRANDUM.
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!