Na revista Super Interessante nº 193 (maio 2014) pode ler-se um interessante artigo intitulado “Do papel para o digital: A leitura no ecrã”. Trata-se em simultâneo de uma incursão sobre as novas tecnologias e dispositivos que temos ao nosso dispor para ler e de uma reflexão do impacto destas na forma como se lê!
Para ler em formato digital não basta apenas saber ler, é necessário ter conhecimentos de informática e de tecnologia e estar em permanente actualização. De acordo com José Afonso Furtado a prática da leitura digital implica novas competências para a apropriação do texto: é necessário saber navegar, saber avaliar e seleccionar, organizar e saber reencontrar a informação quando dela necessitamos.
“A escrita e a leitura linear, tão características do texto manuscrito e impresso, cedem espaço à sua versão não-linear, potencializada pelo hipertexto e pelas hiperligações digitais, permitindo fácil acesso a outros documentos ou pedaços de informação. A leitura linha a linha, em que somos compelidos a ler do princípio ao fim do texto, passa a ter como rival uma outra que é fragmentada. Qual a vantagem? Apesar de se saltar de um pedaço de informação para outro, temos um tipo de leitura que pode ser construído à medida de cada leitor, moldado por ele, com o caminho percorrido a ser determinado segundo aquilo que quer saber e ler. O revés? O grande problema é que o hipertexto parece totalmente desadequado para uma leitura de profundidade, limitando a capacidade de produzir pensamentos complexos enquanto se lê.”
Esta nova tendência no modo de ler divide os investigadores: será esta forma de leitura melhor ou pior do que a tradicional?
Embora já existam diversos estudos sobre o impacto da leitura digital na mente humana, uma coisa é certa: os dois modelos de leitura ainda coexistirão durante algum tempo, caberá ao leitor seleccionar o modelo que mais se adequa ao que pretende ler e com que fim.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!