Excerto da Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO
A história da palavra escrita é a história da humanidade.
O poder dos livros para promover a realização individual e criar mudança social é inigualável. Íntimo, mas profundamente social, os livros proporcionam amplas formas de diálogo entre indivíduos, nas comunidades e através do tempo.
Como Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que foi baleada pelos Taliban por ir à escola, disse no seu discurso nas Nações Unidas:
“Vamos pegar nos nossos livros e nas nossas canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas.”
No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a UNESCO convida todas as mulheres e todos os homens a reunirem-se em torno dos livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a incorporação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, de inspirar compreensão e tolerância.
Os livros não estão imunes a um mundo de mudanças, caracterizado pelo advento dos formatos digitais e pela transição para a partilha de conhecimentos, por meio da abertura de licenças de uso. Isso significa mais incertezas, mas também novas oportunidades (…).
Ao defender os direitos autorais e o livre acesso, a UNESCO advoga pela criatividade, pela diversidade e pelo acesso equitativo ao conhecimento. Trabalhamos em várias direções (…)
Em tudo isso, o nosso objetivo é claro – encorajar autores e artistas e assegurar que mais mulheres e homens beneficiem da alfabetização e dos formatos acessíveis, porque os livros são as nossas forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz.
Leia a mensagem na íntegra em:
****************************
Para assinalar a data realiza-se no dia 23 de Abril, pelas 21.00 horas, na Biblioteca Municipal de Arganil o “Primeiro Serão do Grupo de Leitores de Arganil”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!