O despertar da Primavera, peça de
juventude, tem a vitalidade de todas as obras novas. Wedekind escreve-a em
1890, e ela é já, como as peças do impressionismo o virão a ser depois, uma
peça com tema: o despertar da sexualidade. Este tema é desenvolvido com
afirmatividade e a concisão de quem sobretudo levanta uma bandeira da
liberdade. É o Homem inteiro, o Homem que as ciências e as ideologias descobrem
nos finais do século, quem está em causa na peça de Wedekind.
Fonte: contracapa do livro
Melchior, Moritz e Wendla protagonizam suas questões subjetivas em diferentes formas discursivas nesse momento específico de suas vidas em que ocorre a passagem da infância para a vida adulta. O advento do sexual nos sonhos e devaneios apresenta-se como fio condutor da peça e objeto de investigação do trabalho, na relação com os destinos dos protagonistas.
Para saber mais consulte:
O despertar da Primavera: pelos desfiladeiros da sexualidade / Maria Sílvia Antunes Furtado; Flávia Trocoli
Benjamin Franklin Wedekind (Hanover, 24 de julho, 1864 – Munique, 9 de março, 1918) foi ator, dramaturgo e romancista. É um dos precursores do movimento expressionista. É autor de "O Despertar da Primavera"(1891), sua peça teatral mais conhecida.
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