segunda-feira, 23 de julho de 2018

Aprender a ser feliz: quatro sugestões de leitura


Sim, podes ser feliz de Richard Carlson

Nesta obra, Richard Carlson demonstra que a felicidade não tem a ver com as forças exteriores ao nosso controlo, e que, de facto, a felicidade é um estado natural, que se caracteriza pela presença de sentimentos de gratidão, paz interior, satisfação para connosco e para com os outros.
Baseado em cinco princípios psicológicos o autor pretende mostrar-nos como estes podem ser utilizados como instrumentos de navegação que nos guiam através da vida e nos ajudam a dirigir as nossas vidas em direcção à felicidade.

Felicidade: um trabalho interior de John Powell

“os caminhos da felicidade são práticas de vida. Não são coisas simples que possam ser feitas de uma só vez e para sempre. Não é como colocar moedas numa máquina da felicidade e ganhar, de repente, o prémio máximo! (…) a vida é um processo gradual de crescimento, só pouco a pouco podemos praticar os nossos exercícios. O caminho da felicidade é uma ponte que se atravessa devagar, não uma curva fechada que se faz de uma só vez.
Já que a felicidade é um subproduto, quanto mais praticarmos os dez exercícios de vida, mais próximos estaremos da satisfação pessoal e da paz interior. Quanto mais buscarmos a nossa felicidade dentro de nós mesmos e não nas coisas e pessoas, mais experimentaremos um sentido de direcção e significado nas nossas vidas. Lembre-se, não é uma questão de «tudo ou nada», mas de «cada vez mais». Viver é crescer, e o crescimento é sempre gradual. (…)

Excerto do livro
Eu consigo fazer-te feliz de PaulMcKenna

A felicidade é um estado humano natural, tal como a fome, a fúria, a excitação, o aborrecimento, a indiferença e a vigilância. Todas as pessoas, sem exceção, podem ser felizes. A felicidade é o modo através do qual a mente e o corpo o guiam em direcção ao que é mais gratificante para si. (…)
Paul McKenna defende que a diferença entre ser feliz ou não está nos detalhes. A partir de um método baseado em técnicas simples, o autor ajuda-nos a mudar o modo como pensamos e introduz algumas pequenas alterações à “programação” da nossa mente prometendo guiar-nos rumo a uma felicidade cada vez maior.

A fórmula da felicidade de Stefan Klein

Será possível pesquisar cientificamente a felicidade? As neurociências não apenas provam que sim como garantem - podemos aprender a ser felizes. O cérebro humano possui um sistema específico para isso. Este livro apresenta as mais recentes descobertas realizadas nessa área graças à moderna tecnologia do século XXI e ao trabalho de cientistas, médicos, fisiologistas, psicólogos e especialistas em comportamento. O cientista Stefan Klein traça um panorama surpreendente do que vem sendo revelado sobre a relação entre a felicidade e as funções do amor e do sexo, da amizade, do padrão económico, da actividade física, da dependência química e dos medicamentos antidepressivos. Os resultados são orientações fundamentadas que podemos usar para alcançar nosso mais precioso sonho - uma vida feliz, com mais bem-estar, saúde e harmonia em nossos relacionamentos.

Fonte: Google books

Livros disponíveis para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!