quarta-feira, 12 de maio de 2021

Destaque da obra de Manuel Alegre, no dia do seu aniversário

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de maio de 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi campeão de natação e actor do Teatro Universitário de Coimbra (TEUC).

Em 1961 é mobilizado para Angola. Preso pela PIDE, passa seis meses na Fortaleza de S. Paulo, em Luanda, onde escreve grande parte dos poemas do seu primeiro livro, Praça da Canção.

A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada.

Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários: Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, Prémio da Crítica Literária da AICL, Prémio Fernando Namora, Prémio Pessoa em 1999 e Prémio Vida Literária da APE em 2016. Ao seu livro de poemas Doze Naus foi atribuído o Prémio Dom Dinis.

Se quer reler ou descobrir a obra de Manuel Alegre consulte o catálogo concelhio da Rede de Bibliotecas de Arganil para saber que livros do autor temos disponíveis para si.








Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!