quarta-feira, 3 de abril de 2024

Novidade na Biblioteca: "As meninas proibidas de Cabul: a tradição secreta de resistência e luta das meninas afegãs" de Jenny Norberg

Afragide: Asa, 2015
ISBN: 978-989-23-3062-4

"Nas cidades e aldeias afegãs, há raparigas que se movimentam livremente e sem medo de represálias. Num país onde a mulher não tem valor nem privilégios, há meninas que vão à escola e brincam na rua. Elas existem mas ninguém sabe quem são. Porquê?
Porque estão disfarçadas de rapazes. São as suas próprias famílias a fazê-lo ao abrigo de uma tradição secreta ancestral chamada bacha posh.

No Afeganistão, a mulher nasce como ser inferior e morre com o mesmo estatuto. Para uma família, não ter varões é uma tragédia. De forma a contornar este estigma, muitos vestem e apresentam ao mundo as suas filhas como se fossem rapazes. Mas este estado de graça só dura até à puberdade, altura em que são obrigadas a assumir a sua identidade feminina e a liberdade tem um fim abrupto. Para as meninas que tiveram um vislumbre de autonomia, o choque é dilacerante e os seus efeitos são frequentemente devastadores.

A jornalista premiada Jenny Nordberg deparou-se com este costume e ficou fascinada. Pouco a pouco, conseguiu reunir um grupo de mulheres corajosas. Entre elas, está Shukria, casada e que viveu vinte anos como rapaz; Zahra, pré-adolescente que não quer regressar à infernal condição feminina; Nader, que já é adulta e desempenha ainda o seu papel de homem; e Mehran, filha de uma rrojada deputada do Parlamento afegão.
As suas histórias são fascinantes e dão-nos uma perspetiva totalmente nova sobre o que significa ser mulher e os sacrifícios a que obrigada ainda nos dias de hoje."
Fonte: contracapa do livro.

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!