
Num ambiente académico de investigação histórica algo de anormal se passa quando subitamente Bartolomeu Rossi desaparece misteriosamente.
Um livro de páginas em branco tendo nas páginas centrais a figura de um dragão e as cartas que Rossi escreveu levam o seu aluno Paul a desenvolver uma investigação sobre Vlad III, o Empalador, conhecido desde o século XIX como Drácula.
As pistas que vai seguindo para encontrar o seu mentor, que suspeita se encontre prisioneiro do vampiro leva-nos ao mundo medieval e às suas raízes mais profundas de crenças, tradições e temores, através de documentos antigos em bibliotecas de vários países como: Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, Holanda, França, Bulgária, Roménia e Hungria.
Conventos e mosteiros são outros lugares por onde esta narrativa se espraia. A acção desenrola-se num entrelaçar de informação epistolar em três fontes principais que se vão completando numa narrativa que une a cada momento o século XX com documentos mais antigos que nos levam até aos tenebrosos primeiros séculos da Idade Média.
O ambiente politico e social na Europa de Leste dominada pela toda poderosa União Soviética é aqui descrito numa perspectiva de medo e de obscurantismo que completam os cenários onde o romance se vai desenrolando.
O Historiador é efectivamente um livro apaixonante, onde o emoção, a coragem e a racionalidade se unem na fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos – vivos.
A autora

Elizabeth Kostova nasceu em New London nos Estados Unidos em 1964. Licenciou-se pela Universidade de Yale e fez um Mestrado em Arte na Universidade de Michigan. O Historiador é o seu primeiro romance, que levou dez anos a escrever.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!