Na sua última conferência geral, realizada em Novembro de 2011, a UNESCO aprovou o Manifesto da IFLA para as Bibliotecas Digitais. O manifesto encoraja os governos e as organizações internacionais a desenvolver estratégias de digitalização e a criar bibliotecas digitais com o objectivo de facilitar o livre acesso à informação e tornar o património cultural e científico do mundo acessível a todos.
Como se pode ler na introdução do Manifesto é convicção da IFLA que a disseminação da informação dá aos cidadãos instrumentos para a aprendizagem ao longo da vida. O acesso às fontes de informação e aos meios de comunicação, são tão importantes para a saúde e educação, quanto o desenvolvimento cultural e económico. As bibliotecas são consideradas há muito como agentes essenciais na promoção da paz e dos valores humanos. As bibliotecas viram se agora para o formato digital e os seus serviços digitais abrem um novo canal no universo do conhecimento e da informação.
Leia mais sobre esta temática em:
http://www.ifla.org/en/news/unesco-endorses-the-ifla-manifesto-for-digital-libraries ou consulte o manifesto aqui.
http://www.ifla.org/en/news/unesco-endorses-the-ifla-manifesto-for-digital-libraries ou consulte o manifesto aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!