DIA MUNDIAL DO LIVRO 2013
Há 17 anos que a UNESCO celebra o Dia Mundial do Livro e Direitos de autor a 23 de abril. Estados Membros da UNESCO em todo o mundo celebram o poder dos livros para nos unir e transmitir a cultura dos povos e os seus sonhos de um futuro melhor.
Este dia oferece uma oportunidade para a reflexão conjunta sobre as formas de melhor divulgar a cultura da palavra escrita e o seu acesso a todos os indivíduos - homens, mulheres e crianças - através de programas de alfabetização e apoio à profissões na área da publicação, livrarias, bibliotecas e escolas. Os livros são os nossos aliados na disseminação da educação, ciência, cultura e informação em todo o mundo.
A cidade de Bangkok foi designada "Capital Mundial do Livro 2013", em reconhecimento do seu programa para promover a leitura entre os jovens e as camadas mais desfavorecidas da população.
Esta é uma fonte de inspiração para os nossos esforços coletivos de promover a diversidade editorial, proteger a propriedade intelectual e o acesso equitativo à riqueza dos livros.
A UNESCO está comprometida com este trabalho, no espírito da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, juntamente com todos os seus parceiros, incluindo a International Publishers Association, a Federação Internacional dos Livreiros e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.
Este dia convida-nos também a refletir sobre as mudanças nos livros a longo prazo e os valores intangíveis que devem guiar-nos. Livros digitais oferecem novas oportunidades de acesso ao conhecimento, a custos reduzidos e em áreas geográficas mais amplas. Os livros tradicionais são ainda tecnologia poderosa: à prova de falhas, portáteis e resistentes ao tempo. Todas as formas de livros são uma valiosa contribuição para a educação e a difusão da cultura e informação. A diversidade de livros e conteúdo editorial é uma fonte de enriquecimento que devemos apoiar, através de políticas públicas adequadas e proteger da uniformidade. Esta bibliodiversidade é a nossa riqueza comum, devemos fazer dos livros muito mais do que um objeto físico, pois eles são a nossa mais bela invenção para partilhar ideias para além dos limites de espaço e tempo.
Tradução livre da Biblioteca Municipal de Arganil
Como é habitual, também na Biblioteca Municipal de Arganil se celebra esta data.
No próximo dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, pelas 21h30 vai realizar-se no Auditório da Biblioteca um espectáculo pela ANDANTE, Associação Artística. Nome sobejamente conhecido, a Andante é sinónimo de qualidade cultural com uma vertente muito forte na leitura espetáculo, como é o caso da peça que vai trazer a Arganil: adVERSUS.
Como dizem os autores Cristina Paiva e Fernando Ladeiras: “O adVERSUS é um concentrado de sonhos que contém substâncias activas com efeitos imediatos na forma de olharmos o mundo à nossa volta”.
"Há quem diga que a nossa sociedade está doente. E se lhe administrarmos uma boa dose de poesia? O adVERSUS é isso mesmo. O prazer de dizer o mundo com as palavras dos poetas”.
A vinda da ANDANTE a Arganil resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Arganil e a Direção-geral do Livro e das Bibliotecas.
Assista a este espetáculo e participe nesta celebração dos livros e dos seus autores!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!