Gente da serra: do seu quotidiano e costumes é um livro da autoria de Lisete P. Almeida de Matos publicado em 1990, cujo universo se situa no Açor – uma das mais pequenas aldeias situadas na serra a que deu o nome.
Neste livro a autora capta com grande singeleza o quotidiano das pessoas que vivem na serra, fala-nos das suas vivências, do seu modo e condições de vida, e destaca a interdependência entre o homem e a natureza.
Cada capítulo é intitulado por um adágio ou expressão popular apropriado e o livro é completado com um glossário de palavras e expressões típicas usadas nas aldeias serranas.
Este trabalho é uma forma de preservar e difundir uma história rica de costumes, crenças e tradições. E é isso mesmo que a autora afirma na introdução deste livro “num momento de rápida evolução da sociedade portuguesa para novas formas de estar, ser e produzir, valorizar e identificar-se criticamente com o passado e o presente é contribuir para a construção do futuro. (…) a recolha efectuada (…) é um desafio para que nos orgulhemos da nossa terra e do nosso passado rural e deles falemos aos nossos filhos e netos.”
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!