Único retrato original de Jane Austen, aguarela feita por Cassandra Austen, 1810. |
Autora de clássicos como Orgulho e preconceito, Sensibilidade e Bom Senso e Emma, Jane Austen foi uma das mais importantes romancistas inglesas. Nasceu a 16 de Dezembro de 1775 e faleceu a 18 de Julho de 1817, celebrando-se este ano o bicentenário da sua morte.
O que há em Jane Austen que a mantém mais viva do que o foi no seu próprio tempo?"Os enredos das seis obras-primas que deixara completas, aparentemente tão semelhantes entre si, poderiam ficar-se pela inóspita categoria de ‘literatura leve’, não fosse a complexidade verbal entre linhas, entre páginas, a análise fulgurante e intrincada das relações sociais e familiares, o retrato de tantas personagens inesquecíveis, tudo acompanhado pelo som da música dos bailes e das festas, amarfanhado nas pregas dos vestidos ou na poeira dos caminhos, atordoado nas deslocações pelas estradas de Inglaterra, no caos do tempo e das paixões, mas destinado a uma harmonia final e longamente desejada", escreve Helena Vasconcelos, crítica literária do PÚBLICO, grande conhecedora da obra de Jane Austen. É um excerto de Não Há Tantos Homens Ricos Como Mulheres Bonitas que os Mereçam (Quetzal, 2016), uma ficção/ensaio de Vasconcelos a partir da vida e da obra da autora que entrou no cânone com livros como Orgulho e Preconceito, Sensibilidade e Bom Senso, Emma ou Mansfield Park.Fonte: Público
Para saber mais sobre a escritora e a sua obra consulte:
Jane Austen e a “predisposição para a felicidade” por Isabel Lucas - Público
Talento e ironia. Jane Austen, 200 anos depois por Maria João Marques - Observador
Jane Austen's facts and figures – in charts por Adam Frost, Jim Kynvin and Amy Watt - The Guardian
Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil e veja quais os livros da autora que temos disponíveis para si.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!