Tom Wolfe nasceu em 1930, em Richmond (Virginia, EUA) e faleceu em Manhattan na passada segunda-feira, aos 88 anos.
É doutorado em Literatura e Filosofia pela Universidade de Yale. Iniciou a sua carreira de jornalista em La Unión, de Massachusetts, tendo mais tarde integrado as equipas do The Washington Post e do New York Herald.
É conhecido como um dos percursores do new journalism – género que associa a escrita literária a temas habitualmente tratados em grandes reportagens - sendo autor de romances que foram grandes sucessos editoriais, como The Right Stuff (Os eleitos, 1979), A fogueira das vaidades (1988) e Um homem em cheio (1999).
LIVROS DO AUTOR DISPONÍVEIS
NA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ARGANIL
4ª ed. Lisboa : Dom Quixote, 1992. 747 p. ISBN 972-20-0043-8
A fogueira das vaidades não é apenas um romance louco sobre Nova Iorque, é a história da ascensão e queda de um raider da Wall Street, o golden boy Sherman McCoy, culpado de fugir após ter atropelado acidentalmente um estudante negro do South Bronx, por cujas paragens se perdera…
1ª ed. Alfragide : Dom Quixote, 2009. 655 p. ISBN 978-972-20-3137-0
Eu sou a Charlotte Simmons é uma obra densa, que se centra numa realidade tipicamente americana. Através de um conjunto de personagens que ao longo da obra se vão tornando cada vez mais reais, o autor Tom Wolfe, faz um retrato muito realista da vida nas universidades, desenhando com precisão a frivolidade da juventude da actual sociedade americana.
1ª ed. Lisboa : Dom Quixote, 2002. 257, [6] p. ISBN 972-20-2117-6
Um conjunto de textos e histórias sobre as mudanças que os Estados Unidos experimentaram no decorrer dos últimos anos. O autor envereda por uma pluralidade de temas, desde a sexualidade dos jovens no ano 2000 e o boom do sexo oral, o nascimento de Sillicon valley, a genética e a neurociência, até à crise da arte e a senilidade azeda dos intelectuais de esquerda. Inteligente e arrogante, provocatório, irónico e corrosivo tal é a sua imagem de marca.
Para saber mais sobre o autor consulte:
- Morreu o jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe por Luís Miguel Queirós
- Morreu o escritor Tom Wolfe, aos 88 anos por João Céu e Silva
- Tom Wolfe – a life in pictures por Arnel Hecimovic
- Tom Wolfe, writer, 1930-2018 por Jurek Martin
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!