O dia 1º de Agosto de 1914 demarca o final de uma longa era de paz na Europa. Exceptuando alguns conflitos locais e a guerra franco-alemã de 1870, o continente atravessara desde o Congresso de Viena de 1815 um período de grande estabilidade. Naquele dia começaram os tempos duma Europa fratricida.In A Europa desde 1789 aos nossos dias de F.-G Drefyus, Roland Max e Raymond Poidevin
Dando continuidade à apresentação de sugestões de leitura que, de uma forma ou outra, nos ajudam a conhecer e compreender a Primeira Guerra Mundial e as suas consequências apresentamos hoje dois livros de natureza diferente. O primeiro um Diário da autoria de Aquilino Ribeiro, e o segundo uma novela satírica, escrita por Jaroslav Hasek.
Ribeiro, Aquilino - É a guerra
"É a Guerra" é o diário
de Aquilino Ribeiro, composto durante o período que passou em combate. Um
retrato pessoal e íntimo de Aquilino Ribeiro sobre um dos mais importantes
conflitos da História mundial recente que é, também, a expressão portuguesa da
pouco conhecida participação ativa nesse conflito.
Fonte: www.bertrand.pt
Para saber mais sobre este livro
consulte:
Hasek, Jaroslav - O valente soldado Chveik
Chveik, soldado astuto e malicioso, é o símbolo da posição negativa dos soldados checos em relação à Áustria durante a primeira guerra mundial, encarnando uma das mais profundas e saborosas sátiras ao militarismo. A caricatura que Hasek traça da burocracia militar austríaca corresponde a um protesto contra a guerra bem como contra a água imperial.
Fonte: contracapa do livro
Livros disponíveis para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!