Mary Shelley (1797-1851) começou a escrever Frankenstein quando tinha apenas 18 anos. A ideia para a criação deste icónico romance, publicado pela primeira vez em 1818, surgiu lhe de um pesadelo. Frankenstein, obra pioneira da moderna ficção científica constitui um relevante contributo para a literatura de terror e é, ainda hoje, mundialmente famoso.
Frankenstein é uma história profundamente perturbadora acerca de uma criação monstruosa, resultante das experimentações científicas do Dr. Victor Frankenstein.
“Numa curiosa reinterpretação do relato do Génesis, o romance estuda as complexas relações que se estabelecem entre o criador e as criaturas, contando a história de certo cientista que dá vida a um homúnculo hediondo. Escorraçado pela sociedade devido à sua aparência, o monstro, que se mostrara sedento de compreensão e amor, acaba por encarnar o próprio espírito da destruição e do ódio.”
João de Almeida Flor in Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura
Para saber mais sobre a obra e o seu autor consulte:
- Frankenstein. O monstro de Mary Shelley nasceu há 200 anos por Rita Cipriano - Observador
- The Strange and Twisted Life of “Frankenstein”de Jill Lepore - The New Yorker
- Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1250 (29.08.2018)
Obra disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!