Um magistral romance de estreia que tem no gelo o seu eixo central: o gelo real, das regiões mais frias do planeta; o gelo metafórico, das relações com os outros e com o mundo.
Esta é a história de uma artista em busca de um caminho. É ainda a história dos seu fascínio pelo gelo, da obsessão pelos pólos da terra e por quem teve a coragem de os desbravar: heróis como Scott, Amundsen e Shackleton, que pela primeira vez pisaram as regiões geladas do planeta.
Mas há outros gelos neste romance, talvez ainda mais frios do que os gelos reais: o irmão de gelo da narradora, que vive congelado dentro de si mesmo, aprisionado pelo autismo; e o gelo das relações familiares, um espaço de convivência frio, carregado de silêncios e mutismos, marcado por amores falhados.
Num romance lírico e comovente que desafia todos os géneros, Alicia Kopf traça a ténue linha de separação entre dois mundos - o da realidade e o do desejo; o do afecto e o da distância - para pôr a nu o abismo entre o que somos e a marca que deixamos no mundo.
Fonte: contracapa do livro
Irmão de gelo conquistou a critica e venceu quatro prémios literários: Prémio Llibreter, Prémio Documenta, Prémio Cálamo, Prémio Ojo Crítico
Para saber mais sobre este livro consulte:
- 'Irmão de Gelo', de Alicia Kopf: Expedição-limite sobre as históricas explorações aos pólos por Sílvia Souto Cunha
- Procurar num espaço instável por José Riço Direitinho
Gostou? Requisite na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!