Poeta, romancista, cronista, crítico e tradutor, Carlos de Oliveira nasceu a 10 de Agosto de 1921.
A sua estreia literária, na poesia, com Turismo, em 1942, e, no romance, com A Casa na Duna, em 1943, editados, respetivamente, pelas coleções "Novo Cancioneiro" e "Novos Prosadores", coleções consideradas ambas marcos no processo de afirmação da estética neorrealista, inscrevem-no numa tradição literária que conjuga, temática e formalmente, elementos populares e rurais com uma postura de modernidade.
Através de um sólido trabalho de depuração e perfeccionismo, desenvolveu um estilo e uma consciência poética ímpares, que lhe valeram unânime reconhecimento pelos seus contemporâneos e o levaram a ser considerado como um dos escritores de primeira linha da literatura portuguesa do século XX.
Carlos de Oliveira faleceu com apenas 59 anos, a 1 de Julho de 1981.
Poema dedicado à Ângela, "companheira devotada, "musa", datilógrafa de tudo o que Carlos de Oliveira escrevia" (In: Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1326 de 28.07.2021) |
Consulte o Catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que obras do autor temos disponíveis para empréstimo.
Para saber mais sobre este autor consulte:
- Biografia – Vida e Obra de Carlos de Oliveira - RTP Arquivos
- Carlos de Oliveira na Infopédia
- Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1326 de 28/07/2021
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!