Pedro Tamen nasceu em Lisboa a 1 de Dezembro de 1934. Licenciado em Direito, publicou os seus primeiros poemas nos «cadernos de cultura» Anteu em 1954. Dirigiu o jornal Encontro, órgão da Juventude Universitária Católica. Foi dirigente cineclubista (Centro Cultural de Cinema) e publicou o seu primeiro livro Poemas para todos os dias em 1957, em edição de autor.
Foi director-adjunto da revista Flama e dirigiu a editora Moraes entre 1958 e 1975. Em 1963 dá-se início à publicação pela Moraes da revista O Tempo e o Modo, de que foi director.
Fez, durante algum tempo, crítica literária no semanário Expresso e pertenceu à direcção da Associação Portuguesa de Escritores entre 1973 e 1975. Foi presidente do PEN Clube português entre 1987 e 1990. Entre 1975 e 2000 exerceu a função de administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tradutor de poesia e prosa, recebeu o Grande Prémio de Tradução em 1990. Poeta, recebeu vários prémios pela sua obra. Com Retábulo das Matérias (2001), publicou uma colecção dos seus poemas de 1956 a 2001.
Foi tradutor de várias obras literários de - entre outros - Gabriel Garcia Marquez, Reinaldo Arenas, Marcel Proust e Gustave Flaubert e foi condecorado com vários prémios literários.
Morreu a 29 de julho de 2021, em Setúbal.
Um poema de Pedro Tamen - O tempo
O tempo,
o longo, belo, seco, forte tempo,
o tempo sem memória,
nossos olhos voando.
A luz,
a luz inevitável, consagrada, branca,
a presença estendida,
altos ares respirados.
Lágrimas,
iguais à chuva, ao mar, à grande sombra,
rios de alegria sem sentido,
certos pássaros
In: Poema para todos os dias
Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para descobrir todos os livros da autoria de Pedro Tamen que temos disponíveis para si!
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!