terça-feira, 18 de julho de 2023

Vida e obra de Milan Kundera em Destaque


Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929 em Brno, na Checoslováquia e faleceu a 11 de julho de 2023 em Paris. 
Operário, depois pianista de bar, acabou por se consagrar à literatura e ao cinema, tendo sido durante vários anos professor do Instituto de Altos Estudos Cinematográficos de Praga. 

Após a invasão soviética de 1968, foi demitido das suas funções e todos os seus livros foram retirados do mercado. Havia já publicado "A Brincadeira" (1967) e "O Livro dos Amores Risíveis (1968)", este último Prémio da União de Escritores Checoslovacos.
A partir dessa data, a sua obra deixa de poder ser publicada na Checoslováquia e as primeiras edições dos novos livros surgem já em tradução francesa.
É em França, aliás, que em 1975 fixa residência, sendo convidado para professor universitário. Quatro anos mais tarde, reagindo à publicação de "O Livro do Riso e do Esquecimento", o governo checo retira-lhe a nacionalidade.

A "Vida Não é Aqui" recebeu em 1973 o Prémio Médicis para o melhor romance estrangeiro publicado em França e "A Valsa do Adeus o prémio Mondello, em Itália (1978). Em 1981, pela totalidade da sua obra, Milan Kundera foi galardoado com o prémio norte-americano «Common Wealth Award», e em 1984 "A Insustentável Leveza do Ser" recebeu o «National American Literary Prize of Los Angeles Times». Já em 1985, também por toda a sua obra, foi-lhe atribuído o Prémio Jerusalém.
Mais recentemente recebeu alguns prémios, a destacar "Herder Prize" (2000), "Czech State Literature Prize (2007) e Cino Del Duca (2009).

Após uma pausa na sua carreira, Kundera publicou um novo romance em 2014 "A Festa da Insignificância".

Autor de uma vasta obra, que abrange o romance, o ensaio e a poesia, foi considerado um dos mais importantes escritores do século XX.

Fonte: Contracapa "O Livro do Sorriso e do Esquecimento" e a "Insustentável Leveza do Ser" 


"A Insustentável Leveza do Ser", "A Imortalidade", "O Livro do Riso e do Esquecimento", "A Brincadeira", "O Livro dos Amores Risíveis", "A Valsa do Adeus" e a "Vida Não é Aqui" são algumas das obras marcantes deste escritor e estão disponíveis para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!