José Gonçalves Mattoso nasceu a 22 de janeiro de 1933 e faleceu a 8 de julho de 2023.
Foi historiador e professor universitário. Doutorou-se na Universidade de Lovaina (Bélgica) com a tese "L'Abbaye de Pendorada des origines à 1160".
Foi professor auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa desde 1971 e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A partir de 1977 passou à categoria de professor agregado e em 1979 a professor catedrático. Dedicou-se sobretudo à história beneditina em Portugal e à história medieval.
A produção historiográfica de José Mattoso começou a ser publicada em 1968, com “Les Monastères de la Diocèse du Porto de l'an mille à 1200”, seguindo-se, em 1970, “As Famílias Condais Portucalenses séculos X e XI”, tema a que voltou, em 1981, com a obra “A Nobreza Medieval Portuguesa. A Família e o Poder”.
Fonte: O Grande Livro dos Portugueses e José Mattoso (1933-2023) – Centro Nacional de Cultura (cnc.pt).
Destacam-se as obras "O essencial sobre a formação da nacionalidade"; "História de Portugal"; "Fragmentos de uma composição medieval"; "“Identificação de um País"; "O Reino dos Mortos na Idade Média Peninsular"; "Castelos de Portugal"; "Poderes invisíveis: o imaginário medieval"; "O essencial sobre os provérbios medievais portugueses"; "Para que serve a história"; "A região de Arganil: de fronteira a terra senhorial"; Portugal medieval: novas interpretações"; "O essencial sobre a cultura medieval portuguesa: século XI a XIV" disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!