Lisboa: Penguim, 2023 ISBN: 978-989-784-424-9 |
No final do verão de 1990, Mar, com apenas 6 anos, é enviada para o Romeirão, um internato católico no Alentejo onde fica até aos quinze anos. Cresce entre regras e privações, castigos e fome, mas rodeada e protegida pela irmandade das outras raparigas, principalmente de Anita e Amália, assim como de Eduardo, um dos rapazes da vila, com quem cria uma relação de amizade inesperada. Anos depois, ainda a lidar com o trauma do seu passado, com as drogas, a depressão e a solidão, é ao lado de Isabel, Alice e Luísa que aprende a viver uma nova vida, sóbria e em paz com as memórias de tudo o que aconteceu. Ao reencontrar Eduardo, nenhum consegue resistir à ligação magnética que existe entre os dois, mas com ele voltam também feridas antigas que assombram desde a noite em que fugiu do Romeirão.
A pequena Mar, que se transformou na Marisa das Argolas, a «vilã» de Raparigas como Nós, regressa nesta ousada crítica ao patriarcado português. Escrita com sagacidade e emoção, A Devastação explora o poder das amizades femininas e captura as complexidades humanas e familiares, a eletricidade do primeiro amor e os segredos que nos enjaulam em locais amaldiçoados dentro de nós, dos quais, por vezes, temos de nos libertar para ver a beleza e esperança no futuro.
Fonte: contracapa do livro.
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil.Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!