Alfragide: Asa, 2019 |
Leitura de um excerto pela autora do livro,
Rosário Alçada Araújo
Com apenas 10 anos, Martha parte para Portugal com o irmão Peter. Estamos em 1949 e a fome e o frio fazem parte do seu quotidiano, já que a Áustria, a sua terra-natal, é ainda um país destruído pela Segunda Guerra Mundial.
Chegados a Lisboa, os dois são inesperadamente separados e Martha vai viver para a Covilhã, no seio de uma família abastada que a recebe com todo o amor e um conforto que nunca antes experimentou.
Martha irá viver dias inesquecíveis, que ficarão para sempre guardados nas memórias da sua infância. Mas não poderá separar estes tempos de felicidade das recordações da guerra que traz consigo, das saudades do irmão e da mãe, da tristeza por não se lembrar das feições do pai e ainda de algumas peripécias que acontecem na casa onde agora vive.
Quando o regresso à Áustria se aproxima, Martha vê-se obrigada a pensar em quem é realmente e a que lugar quer pertencer.
Fonte: leyaonline.com
A história de Martha é ficção, mas inspirada na realidade: entre 1947 e 1952, 5500 crianças austríacas participaram num programa da Cáritas que lhes permitiu passar vários meses em Portugal, integradas em famílias que, até aí, não conheciam. Entravam no comboio em Viena com destino a Génova e, daí, apanhavam o barco para Lisboa. Traziam uma mala e um cartão, pendurado ao pescoço, com o nome e um número. Não conheciam ninguém nem sabiam a língua, mas rapidamente fizeram amigos, esquecendo, pelo menos por algum tempo, todo o trauma da guerra e da destruição. (Maria João Caetano in Diário de Notícias)
Este é um dos 6 livros seleccionados para o projeto Juntos de Férias - app Desafios Ler+. Descarrega a aplicação e depois de ler o livro apresentado Joga e Ganha.
Lê, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!