terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Dia de recordar: Eugénio de Andrade (1923-2005)


Eugénio de Andrade, nome por que José Fontinhas se tornou conhecido desde que, em 1942, com ele assinou Adolescente, sua primeira colectânea de poemas, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 na Póvoa da Atalaia, no concelho de Fundão.

A sua infância foi passada com a mãe na aldeia natal. Estudou em Castelo Branco e seguiu depois para Lisboa e Coimbra, antes de se fixar no Porto, como inspetor administrativo do Ministério da Saúde.

O seu primeiro livro, “Adolescente“ foi editado em 1942, mas é “As mãos e os Frutos”, em 1948, que lhe dá grande visibilidade.

Poeta consagrado, o autor não se limitou porém à poesia: escreveu diversos ensaios e prefácios, publicou livros infantis, colaborou em numerosas publicações e foi tradutor.

Entre outros foi-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários, O Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (da ex-Jugoslávia), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões.

Eugénio de Andrade faleceu a 13 de Junho de 2005.

Clique no link e descubra quais as obras do autor disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Siga o link e conheça as regras para empréstimo durante esta fase de confinamento.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!