Alfragide: Dom Quixote, 2020
ISBN 978-972-20-6794-2
Quão longe se deve ir para sobreviver? Em quem confiar, e no quê, se o que nos alimenta nos pode matar? (...)Inspirada na história verídica de Margot Wolk (que no final da vida assumiu ter sido provadora de Hitler na caserna de Krausendorf), Rosella Postorino conta-nos a história de uma mulher apanhada numa armadilha, frágil perante a violência da História mais fortalecida pela sua juventude.
Prússia Oriental, outono de 1943. Hitler esconde-se na Wolfsschanze – a Toca do Lobo –, o seu quartel-general oculto na floresta. As perspetivas de vencer a guerra começam a esboroar-se e os seus inimigos aproximam-se cada vez mais.
Dez mulheres são escolhidas.
Dez mulheres para provar a comida de Hitler e protegê-lo de ser envenenado.
Rosa Sauer, de 26 anos, perdeu tudo para esta guerra. Os pais morreram e o marido luta na frente russa. Sozinha e sem dinheiro, Rosa toma a fatídica decisão de deixar Berlim devastada pelos bombardeamentos para morar com os sogros no campo, em busca de refúgio. Mas uma manhã, as SS vêm dizer-lhe que foi recrutada para ser uma das provadoras de Hitler: três vezes por dia, ela e nove outras mulheres são levadas para as proximidades da Wolfsschanze, para provar as refeições do Führer. Forçadas a comer o que pode matá-las, na atmosfera turva destes banquetes perversos, as provadoras e os militares das SS traçam alianças insólitas – mas o que é insólito quando se vive no limite? E quando, na primavera de 1944, chega ao quartel o tenente Ziegler, instaurando um clima de terror, um inesperado vínculo nasce entre ele e Rosa.
Rosella Postorino atravessa o labirinto do desejo para nos contar a história excecional de uma jovem que se agarra à sua ânsia de saborear tudo, incluindo uma relação secreta com um tenente das SS. Apanhada do lado errado da História, até onde estará Rosa disposta a ir para sobreviver?
Fonte: contracapa do livro
Leia aqui as primeiras páginas. Gostou?
Requisite na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!