A ficção científica de qualidade pode, sem dúvida, ser um bom auxiliar para o ensino de determinadas matérias, na medida em que pode despertar o interesse dos estudantes por temas da área das ciências, enriquecer o vocabulário com termos científicos e promover o raciocínio sobre o impacte social dos avanços científicos e tecnológicos.
Ora vejamos a posição de alguns críticos sobre esta matéria:
“O género pode fornecer às crianças e igualmente aos adultos uma janela para o futuro, um meio de prever como a vida poderia ser em alguma data no futuro. O estudo da história conta-nos como eventos no passado afectaram o presente; a ficção científica dá-nos uma ideia de como as decisões que fazemos agora, podem afectar as nossas vidas no futuro”
Ora vejamos a posição de alguns críticos sobre esta matéria:
“O género pode fornecer às crianças e igualmente aos adultos uma janela para o futuro, um meio de prever como a vida poderia ser em alguma data no futuro. O estudo da história conta-nos como eventos no passado afectaram o presente; a ficção científica dá-nos uma ideia de como as decisões que fazemos agora, podem afectar as nossas vidas no futuro”
NAUMAN, Ann K. e SHAW, Edward.
Sparking Science Interest through Literature: Sci-Fi Science. Science Activities.
Vol 31, No. 3. Fall, 1994. 18-20.
Sparking Science Interest through Literature: Sci-Fi Science. Science Activities.
Vol 31, No. 3. Fall, 1994. 18-20.
“Comercialmente a ficção científica possui uma história impressionante e, visto que para muitas pessoas a principal exposição à ciência se dá através da ficção científica, tanto as visões sobre os cientistas, quanto as relativas à natureza da actividade científica são de crucial importância para questões relacionadas com às atitudes públicas perante a ciência.”
BRAKE, Mark et al. Science fiction in the Classroom.
Physics Education 38(1) Jan. 2003. 31-34.
Physics Education 38(1) Jan. 2003. 31-34.
“A ficção científica veio a ser reconhecida como um género literário distinto, em grande parte por tão insistentemente se ter ‘imposto’ como um fenómeno social. Sociólogos, psicólogos, historiadores de ideias e cientistas políticos começaram a voltar-se para ela assumindo que se tratava de um importante aspecto do ‘sinal dos tempos’. Não foram os seus escritores que previram a bomba atómica, o pouso na Lua, e a crescente influência da pesquisa e do desenvolvimento sobre as flutuações da política mundial? Não foi a ficção científica uma inescapável projecção de anseios e receios a respeito da direcção para a qual se está a sociedade movendo?”
PARRINDER, Patrick. Science Fiction: it´s Criticism and Teaching.
Londres: Methuen, 1980.
“Diversos autores identificam na FC a veiculação das preocupações humanas que a ciência e a tecnologia suscitam, tornando-a um canal para a abordagem não apenas de fenómenos e leis científicas, mas da própria natureza da actividade científica e tecnológica e da sua relação com a sociedade.
A ficção científica, mais do que se fixar no aspecto das leis naturais envolvidas na bomba atómica ou de qualquer outro tema, suscita um debate sobre as implicações sociais das possíveis descobertas, invenções e fenómenos concebíveis. Põe em questão a tecnologia, que é fundamental na vida, que está visceralmente ligada à ciência.”
Luís Paulo Piassi e Maurício Pietrocola. De olho no futuro:
ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia na sala de aula.
Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007
ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia na sala de aula.
Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007
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