quarta-feira, 11 de novembro de 2020

No dia Dia de S. Martinho, há fogueiras, castanhas e vinho...

Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". (…) 

Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Em Portugal este dia é por tradição consagrado à abertura nas adegas do vinho novo e da água-pé e associado ainda ao ritual dos magustos que se realizam de Norte a Sul do país, reunindo à volta de fogueiras, os apreciadores das castanhas e dos vinhos.

Aproveitamos a data para apresentar algumas sugestões de leitura relacionadas com a Tradição de S. Martinho em Portugal e os magustos:





Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!