terça-feira, 24 de novembro de 2020

Sugestão de Leitura: o fantasma de Hitler de Norman Mailer

"O fantasma de Hitler é uma investigação eletrizante sobre a natureza do mal. [...] Este inesquecível romance de um mestre da prosa reforça a crença de que nos enganamos ao atribuir a culpa de crimes hediondos a um único indivíduo, mesmo que seja o diabo. Somos todos culpados." - Beryl Bainbridge, The Guardian

O fantasma de Hitler, no original "The castle in the forest", foi o último romance publicado por Norman Mailer (1923-2007), escritor americano, duas vezes galardoado com o Prémio Pullitzer.

Norman Mailer conhecido pela sua "escrita descritiva, incisiva e marcadamente cáustica, criticou todos os quadrantes da sociedade e a sua moralidade. Desde o governo norte-americano, até ao movimento feminista, todos foram atacados pela violência da sua pena e embora nos derradeiros momentos da vida tenha reconhecido alguns "exageros", defendeu sempre o direito a dizer o que pensava."

Em O Fantasma de Hitler o narrador é um SS misterioso que sabe segredos extraordinários, e que nos revela o jovem Adolf desde a infância, aproveitando, ao mesmo tempo, para nos esclarecer sobre a mãe, o pai, os irmãos. Toda aquela invulgar família.

E é através de uma galeria de personagens inesquecíveis que observamos como nunca antes, a luta entre o bem e o mal.

Qual é a hipótese que Norman Mailer formula, central a esta história? É surpreendente. Talvez tenha esperado uma vida inteira para a escrever.

Fonte: Contracapa do livro

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!