terça-feira, 11 de maio de 2010

Da escola sem sentido à escola dos sentidos




TORRADO, António - Da escola sem sentido à escola dos sentidos. Lisboa : Caminho, 2002. 63 p. ISBN 972-21-1459-X





“A escola deixará de ser talvez
tal como nós a compreendemos,
com estrados, bancos, carteiras:
será talvez um teatro, uma biblioteca,
um museu, uma conversa.”

Leão Tolstoi

Da escola sem sentido à escola dos sentidos é um pequeno livro da autoria de António Torrado muito rico em conteúdo, em que o autor vai reflectindo sobre a educação infantil, defendendo o prolongamento da educação sensorial iniciada no colo materno, que se prolonga no jardim de infância, mas que sofre um corte quase radical quando a criança chega ao ensino básico, altura em que o ensino se torna “enumerativo e eminentemente visual”.
António Torrado fala também na proximidade que deve existir entre professor e aluno, tanto quanto possível o professor deve deixar se impregnar pela juventude, ser “testemunha e intérprete da mudança”, só assim será capaz de ensinar com sucesso e compreender as mudanças que se operam ao longo das gerações.
Este livro não nos oferece fórmulas de acção, mas despoleta a reflexão sobre um sistema educativo e uma sociedade que teimam em aniquilar gradualmente os sentidos do processo de aprendizagem.

Um livro que vale a pena ler!
Leia porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!