sexta-feira, 9 de julho de 2010

A ilha debaixo do mar de Isabel Allende

ALLENDE, Isabel - A ilha debaixo do mar. Lisboa : Inapa, 2009. 511 p. ISBN 978-989-681-000-9

A ilha debaixo do mar da autoria de Isabel Allende é um belíssimo romance, numa linguagem simples e fluida que narra a história de Zarité, uma escrava que aos 9 anos, em finais do século XVIII, foi vendida a um rico fazendeiro, Toulouse Valmorian, da Ilha de Saint-Domingue.

Apesar da sua condição de escrava, Zarité nasceu sob o signo de uma “boa estrela”, não conheceu nem o esgotamento das plantações de cana-de-açúcar, nem a asfixia e o sofrimento dos moinhos, porque foi sempre uma escrava doméstica. Mesmo assim a sua vida não foi fácil, porém nunca desistiu de lutar, tendo conseguido alcançar o que mais ambicionava na vida: a liberdade.

O romance acompanha os 40 anos de vida de Teté, nome pelo qual Zarité é mais conhecida, e vai-nos dando conta da vida das pessoas com que ela se vai relacionando: o amo Valmorian, cuja cama foi forçada a partilhar, a sua frágil esposa espanhola, D. Eugénia, Maurice, filho único do casal, o médico Parmentier e Rosette, são alguns dos personagens que vão dando vida e ritmo a este romance, que é ao mesmo tempo o relato de um drama histórico em que se vai dando ao leitor uma perspectiva do que foi a escravidão no Caribe em finais do século XVIII.

Este é um romance que nos envolve do princípio ao fim. Como sempre acontece a escritora Isabel Allende consegue transportar o leitor para o interior da história e fazer com que este sinta as emoções das suas personagens, como se também ele fizesse parte daquelas vidas e cenários.

Um livro com uma bela história. Uma leitura a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!