quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Livro do mês: Dewey: o gato que comoveu o mundo

MYRON, Vicki ; WITTER, Brett - Dewey : o gato que comoveu o mundo. 1ª ed. Alfragide : Caderno, 2008. 279, [1] p.. ISBN 978-989-23-0173-0

Que influência pode um animal ter?
Em quantas vidas pode um animal tocar?
Como é possível que um gato abandonado transforme uma pequena biblioteca, salve uma típica cidade americana e se torne famoso em todo o mundo?

As respostas a estas perguntas encontram se no livro Dewey: o gato que comoveu o mundo da autoria de Vicki Myron com colaboração de Bret Witter.

Dewey Readmore Books é o nome de um amoroso gato encontrado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer, uma pequena cidade do estado do Iowa, nos Estados Unidos, pela directora da Biblioteca, Vicki Myron.

O gato foi adoptado por Vicki e durante 19 anos fez parte do quotidiano da Biblioteca, tendo conquistado o coração dos seus trabalhadores e utilizadores.

Esta é uma história real passada para o papel pouco após à morte do gato. Através da leitura deste livro escrito numa linguagem leve e reveladora descobrimos os encantos de Dewey: as brincadeiras, as manias, mas também a forma comovedora e tocante com que se relacionava com os corações humanos.

Foi também intenção da autora dar a conhecer um pouco sobre a magia das bibliotecas: “bibliotecas não são armazéns de livros; são espaços de encontro para seres humanos. Uma boa biblioteca é mais parecida com um lar de que com uma instituição. Tem cadeiras confortáveis, secretárias, computadores, pessoas simpáticas, e sim, por vezes um gato.”

A história revela acima de tudo os fortes laços desenvolvidos entre um gato e uma mulher, e a forma como ambos dedicaram a sua vida à biblioteca.

Um livro comovente que sem dúvida vale a pena ler.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!