quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sugestões de leitura para adolescentes (II)



O mundo de Sofia de Jostein Gaarder

"A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornar bons filósofos... Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente."

O Mundo de Sofia, editado pela primeira vez em 1991 é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde os seus primórdios.
Quem és tu?, De onde vem o mundo?, Haverá uma vontade e um sentido por detrás daquilo que acontece?, estas são algumas das perguntas colocadas a Sofia durante aquilo que irá ser um verdadeiro curso de filosofia.
Na véspera do seu 15º aniversário, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e postais anónimos, enviados do Líbano e tendo como destinatário Hilde Knag, uma rapariga que ela desconhece. O mistério destes bilhetes é o ponto de partida para este romance fascinante e surpreendente, que de capítulo em capítulo, de lição em lição, conduz o leitor pela história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo envolvendo-o numa intrigante aventura filosófica.

O Deus das Moscas de William Golding

Publicado originalmente em 1954, O Deus das Moscas de William Golding é um dos mais perturbadores e aclamados romances da actualidade.
Um avião despenha-se numa ilha deserta, e os únicos sobreviventes são um grupo de rapazes. Inicialmente, desfrutando da liberdade total e festejando a ausência de adultos, unem forças, cooperando na procura de alimentos, na construção de abrigos e na manutenção de sinais de fogo. A supervisioná-los está Ralph, um jovem ponderado, e o seu amigo gorducho e esperto, Piggy. Apesar de Ralph tentar impor a ordem e delegar responsabilidades, muitos dos rapazes preferem celebrar a ausência de adultos nadando, brincando ou caçando a grande população de porcos selvagens que habita a ilha. O mais feroz adversário de Ralph é Jack, o líder dos caçadores, que consegue arrastar consigo a maioria dos rapazes. No entanto, à medida que o tempo passa, o frágil sentido de ordem desmorona-se. Os seus medos alcançam um significado sinistro e primitivo, até Ralph descobrir que ele e Piggy se tornaram nos alvos de caça dos restantes rapazes, embriagados pela sensação aparente de poder.

Fonte: www.wook.pt

Tanta gente, Mariana de Maria Judite de Carvalho

A ironia, o desencanto, uma ácida solidão combinam-se neste admirável livro de novelas e contos de Maria Judite de Carvalho, em que, no meio de histórias de segredo e silêncio, predomina a longa narrativa Tanta gente, Mariana.
É uma verdadeira obra prima, que nos mostra, com a subtileza lacónica e por vezes poética que a caracteriza, o destino de uma mulher jovem, traída pelo marido, abandonada depois por um namorado que a troca por Deus, ingressando na Igreja, se encontra, doente e sem cura, imersa na sua solidão, rejeitando até as vozes do exterior.
Toda a obra de Maria Judite de Carvalho aposta na sugestão do não dito, na pluralidade de sentidos, nesse assustador rumor da multidão. (…)

Recenseador: Urbano Tavares Rodrigues
Fonte: http://www.leitura.gulbenkian.pt

O terceiro homem de Graham Greene

Escrito originalmente como argumento para um filme que se tornou clássico O terceiro homem é um romance que exibe toda a habilidade narrativa de Graham Greene. A acção decorre em Viena, após o fim da Segunda Guerra Mundial, num cenário de incerteza que se conjuga com a atmosfera misteriosa do enredo. A morte de Harry Lime, em circunstâncias suspeitas, leva o seu amigo Rollo Martins a procurar as razões do sucedido, deparando com um mundo de silêncio, perigo, corrupção e mentira. Alguns temas centrais, como a consciência moral e as ansiedades do homem contemporâneo, surgem neste livro de um dos grandes autores britânicos do século XX.

Fonte: contra-capa do livro

O reino do dragão de ouro de Isabel Allende

A estátua do Dragão de Ouro permanece oculta num pequeno e misterioso reino, encravado na Cordilheira dos Himalaias. Segundo reza a lenda, este magnífico objecto, um poderoso instrumento de adivinhação incrustado de pedras preciosas, guarda a paz destas terras. Uma paz que agora, devido à cobiça na alma dos homens, pode ver-se perturbada.
N’ O Reino do Dragão de Ouro, Isabel Allende convida a entrar numa dupla aventura. Alexander Cold, a sua avó Kate e Nadia Santos, os protagonistas de A Cidade dos Deuses Selvagens, voltam a reunir-se. O leitor viverá com eles as suas peripécias e vicissitudes na beleza nua e límpida das montanhas e vales dos Himalaias, agora na companhia de novos amigos.
Mas a escrita mágica da autora também desvela o valor e a simplicidade dos ensinamentos budistas através do lama Tensing, mestre e guia espiritual de Dil Bahadur, o jovem herdeiro do reino, a quem guia pelo caminho do budismo e dá a conhecer o valor da compaixão, da natureza, da vida e da paz.
Um romance esplêndido, para leitores de todas as idades.

Fonte: www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!