quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novidade na Biblioteca - Beber: uma história de amor de Caroline Knapp

Lisboa: Gradiva, 1998

Caroline Knapp tinha 14 anos quando bebeu álcool pela primeira vez, iniciando-se num vício que a acompanharia através dos anos. Publicamente era a filha cumpridora, a profissional sofisticada. Em privado bebia até perder a consciência. Este relato autobiográfico surpreendentemente honesto põe a nu os segredos e os mitos do alcoolismo, bem como as relações destrutivas que geralmente o acompanham. Mas trata-se acima de tudo de uma história de amor para o nosso tempo - cheia de paixão e angústia, traição e desejo - e de um triunfo sobre a desilusão e o sofrimento provocados pelo alcoolismo.

Fonte: contra-capa do livro

Excerto

“Ainda agora olho para o espelho e penso: «Que foi que aconteceu?» Tenho um currículo de cidadã modelo ou de criança dotada, não o de uma bêbeda vulgar. Cidade natal: Cambridge, Massaschusetts, nas traseiras da Universidade de Harvard. Educação: Universidade de Brown, classe de 81, magna cum laude. Pais: psicanalista (pai) e artista (mãe), estimados, ambos zelosos, compreensivos e muito inteligentes.
Por outras palavras, uma pessoa de bem, proveniente de uma sólida família da classe alta-média. E olho e penso: «Que foi que aconteceu?»
Evidentemente, a resposta não é simples. Tentar descrever como nos tornamos alcoólicos é como tentar descrever o ar. É um assunto demasiado amplo, misterioso e difuso para ser definido. O álcool está em toda a nossa vida, está omnipresente, estamos ao mesmo tempo conscientes e inconscientes disso; apenas sabemos que sem ele morreríamos e não existe uma razão simples para que tal aconteça, nem um momento preciso, nem um só evento fisiológico que leve um bebedor inveterado a atravessar a linha que o separa do alcoolismo. É um tornar-se lento, gradual, insidioso e ilusório.”

Caroline Knapp nasceu em 1959 e faleceu a 3 de Junho de 2002 vítima de cancro pulmonar. Foi escritora, colunista no Boston Phoenix e editora da revista New Woman e da Cosmopolitan britânica. 
O livro Beber: uma história de amor foi best seller e relata a sua batalha de 20 anos contra o alcoolismo.

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!