sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Mensagem de Ban Ki-moon [1]

No Dia Internacional da Mulher destacamos a importância de se alcançar a igualdade para as Mulheres e Meninas não apenas por se tratar de uma questão de justiça e de direitos humanos fundamentais, mas porque em muitas outras áreas o progresso depende disso.

Os países com mais igualdade de género têm um melhor crescimento económico. As empresas com mais mulheres líderes têm melhor desempenho. Os acordos de paz que incluem as mulheres são mais duráveis. Parlamentos com mais mulheres promulgam mais legislação sobre questões sociais fundamentais, tais como saúde, educação, combate à discriminação e de apoio à criança.

A evidência é clara: a igualdade para as mulheres significa progresso para todos.

Esta simples verdade deve ser central! (…)

Importantes conquistas foram feitas no acesso à educação básica para meninas e na representação política das mulheres. Mas o progresso continua a ser demasiado lento e desigual. (…)

Tenho uma mensagem para cada menina nascida hoje, e para cada mulher e menina do planeta: Direitos humanos e igualdade não são um sonho, são um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos.

Tenho também uma mensagem para os meus colegas homens e meninos: desempenhar o seu papel. Todos nós beneficiaremos, se mulheres e meninas - mães, irmãs, amigas e colegas – puderem atingir o seu pleno potencial.

Vamos, juntos, trabalhar pelos direitos das mulheres, autonomia e igualdade de género tal como nos esforçamos para eliminar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Igualdade para as mulheres é progresso para todos!

(tradução: Biblioteca Municipal de Arganil)

Mensagem em inglês disponível em: http://www.un.org/en/events/womensday/2014/sgmessage.shtml

Algumas sugestões de leitura relacionadas com a data:




[1] Secretário-geral da ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!