segunda-feira, 7 de abril de 2014

Saúde e bem-estar

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora anualmente a 7 de Abril, fizemos uma incursão à estante dedicada à temática e seleccionamos 3 livros como sugestão de leitura:

Saber comer, para melhor viver de Emílio Peres

“Alimentação e boa saúde? Não são difíceis de conciliar desde que se respeitem algumas regras simples para escolher, combinar e cozinhar alimentos e para satisfazer na medida certa as necessidades nutricionais ao longo da vida.
A alimentação saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos escolhidos pela sua qualidade nutricional e higiénica, submetidos a benéficas manipulações culinárias.”

Excerto do 1º capítulo do livro
Mulher 50 + 10 de Isabel do Carmo, Themudo Barata, Manuela Paçô e Maria João Fagundes
"Aqui pode encontrar os conselhos de diversos especialistas, que podem ajudar a resolver alguns dos problemas mais frequentes com que as mulheres se deparam ao se aproximarem da maturidade. A Prof.ª Isabel do Carmo, médica endocrinologista, trata os diversos temas que se prendem com a intimidade feminina e a nutrição à medida que os anos passam; o Prof.º J. L. Themudo Barata, médico especializado em medicina desportiva, realça a importância da actividade física para que tenha uma vida saudável; a Dr.ª Manuela Paçô, médica dermatologista, ensina-a a conviver com a pele madura, melhorando o seu aspecto e retardando o envelhecimento, bem como a ter atenção a diversos aspectos na aparência da mesma que podem ser preocupantes; a Dr.ª Maria João Fagundes, psicóloga, aborda as questões mais frequentes com que a «mente» de uma mulher se depara com o decorrer do tempo: a auto-estima, a depressão, o sexo, o trabalho, o amor..."

Atividade física e saúde na terceira idade de Pilar Pont Geis

Elaborada a partir da experiência prática da autora, Atividade Física e Saúde na Terceira Idade - Teoria e Prática é uma obra decisiva no campo da actividade física para a terceira idade, aborda todos os aspectos que envolvem essa faixa etária e que podem intervir na melhoria da sua qualidade de vida:

· Os aspectos físicos, psíquicos e sociais do envelhecimento;
· Os cuidados com o corpo;
· A alimentação;
· A vivência de uma vida saudável e independente;
· A importância da prática da atividade física.

 Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!