sábado, 1 de agosto de 2015

As cidades invisíveis


São 55 as cidades em 11 grupos, entre elas: As Cidades e a Memória: em encantamento e armadilha; As Cidades e o Desejo: em que quase nos perdemos nos caminhos gerados; As Cidades Contínuas onde Calvino reune os casos extremos das megalópoles, questões ambientais, e ordenamento do território.

Encontramos redes de passagem em cidades suspensas; figuras que se sucedem como numa partitura musical; olhares que se trocam desenhando setas e estrelas; uma cidade de palácios de filigrana e um pavão branco que é também uma cidade de fuligem e gordura; a cidade triste que desconhece o seu reverso feliz; o equívoco do lugar que o céu e o inferno ocupam e o que os compõe.

Italo Calvino nasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba em 1923. Filho de um engenheiro agrónomo, cedo foi viver para San Remo onde passou parte da sua infância. Segue em Turim os mesmos estudos do pai, mas a guerra vem interromper a sua carreira académica. Em 1944 filiou-se no Partido Comunista Italiano.

Publica o seu primeiro livro em 1947 “A Trilha dos Ninhos de Aranha” em que retrata a sua experiência na guerra enquanto parte da resistência contra o fascismo.
No final da guerra retoma os seus estudos na universidade de Turim, onde seguiu estudos literários e se licenciou com uma tese sobre Joseph Conrad.
Foi apresentado e conviveu com grandes intelectuais de esquerda do seu tempo. Logo que se formou, passou a trabalhar no jornal comunista L’Unità e na editora Einaudi. 

Foi na década de 1950 que publicou os livros que o tornariam famoso internacionalmente. O primeiro deles, de 1952, foi O Visconde Partido ao Meio, que seria acompanhado pelo clássico O Barão nas Árvores, de 1957, e O Cavaleiro Inexistente, de 1959. A partir daí, o trabalho de Italo Calvino ganharia muita repercussão e ele publicaria outros importantes textos nas décadas seguintes, com destaque para O Castelo dos Destinos Cruzados, de 1969, As Cidades Invisíveis, de 1972, e Palomar, de 1983.

A sua obra foi reconhecida tendo recebido vários prémios em universidades importantes do mundo. Quando preparava uma coleção de textos literários que iria ser apresentada na Universidade de Havard, sentiu-se mal tendo sido internado no hospital de Santa Maria della Scala, em Siena. Morreu a 19 de setembro de 1985 vítima de uma hemorragia cerebral.

Italo Calvino deixou um imenso legado para a Literatura mundial. Nas Bibliotecas do Concelho de Arganil, para além de “As Cidades Invisíveis” poderá ainda requisitar os seguintes títulos:

- A nuvem de Smog e a formiga argentina. Lisboa : Teorema, D.L. 2001
- A vida difícil. Lisboa : Arcadia, imp. 1962
- Cavaleiro Inesistente. Lisboa : estórias, 1986
- O atalho dos ninhos de aranha. Lisboa : Dom Quixote, 1992
- O barão trepador. Lisboa : Portugália, [19-?]
- O castelo dos destinos cruzados. Lisboa : Bertrand , 1973
- Os amores difíceis. Lisboa : Arcadia, imp. 1968
- Os idílios difíceis. Lisboa : Arcádia, [imp. 1964]
- Palomar. Lisboa : Teorema, [D.L. 1987]
- Se numa noite de Inverno um viajante. Porto : Bibliotex, S.L, 2002
- Sobre o conto de fadas. Lisboa : Teorema, imp. 1999
- O Visconde cortado ao meio. Lisboa : Teorema, imp. 1986

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!