segunda-feira, 22 de maio de 2017

Opinião de leitor: Treze anos para sempre, Marion!

Uma história verídica que nos alerta para o Bullying e Ciber-bullying. 

Marion, uma menina de 13 anos, aparentemente uma criança feliz, boa aluna e sem problemas de comportamento na escola, aparece enforcada no seu próprio quarto. A mãe, que a encontra, fica sem saber o que pensar e sem um motivo aparente para tal tragédia.

Os relatos feitos na primeira pessoa pela Mãe, descrevem a luta de uns pais que não têm qualquer justificação para o acto da sua filha mais velha.

Desengane-se quem achar que tem uma relação aberta e sem segredos com os filhos adolescentes ou mesmo mais novos. É um relato preciso de que, mesmo com uma relação muito sincera e aberta com os nossos filhos, tudo pode cair em segundos e o sentimento de culpa recai sempre sobre nós.

É um alerta muito preciso que nos mostra que ninguém está preparado para passar por uma situação destas… Os momentos de raiva, os momentos de luto, os momentos de dúvida, são bem demonstrados pelas palavras da Mãe.

O Bullying e Ciber-bullying é um problema que nos assombra todos os dias, e por mais que o assunto seja abordado nas escolas, continua a fazer vitimas e a estragar uma fase do crescimento dos nossos filhos que é essencial para o seu desenvolvimento. É triste que, ainda hoje, existam escolas, professores, directores e auxiliares que desvalorizam estes comportamentos de determinados grupos de crianças e que evitam falar sobre o mesmo.

Acho que este livro deveria ser debatido em todas as escolas e de Leitura Obrigatória para todos os alunos, pais e educadores.

Alexandra Novais

“Quando perdemos um filho, quaisquer que sejam as causas da sua morte, temos a tendência de lhe consagrar todo o nosso tempo, toda a nossa energia, todos os nossos pensamentos. Com mais razão ainda se a causa da morte for um mal que podemos identificar, que teríamos podido evitar, e que sentimos como um assassínio.”

Leia, porque ler é um prazer!

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!