segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Novidade na Biblioteca: Manual para mulheres de limpeza de Lucia Berlin

Manual para mulheres de limpeza reúne o melhor da obra da lendária escritora norte-americana Lucia Berlin, comparada a escritores como Raymond Carver, Richard Yates, Marcel Proust e Tchékhov. Com um estilo muito próprio, Lucia Berlin faz eco da sua própria experiência - tão rica quanto turbulenta - e cria verdadeiros milagres a partir da vida de todos os dias.
As suas histórias são pedaços de vida convulsas. Histórias de mulheres como ela, que riem, choram, amam, bebem, vivem e sobrevivem. Histórias de mães e filhas, casamentos fracassados e gravidezes precoces. Histórias de emigração, riqueza e pobreza, solidão, amor e violência. Seja em salões de cabeleireiro, lavandarias, consultórios de dentistas ou colégios de freiras, nestas páginas acontece o inesperado. Testemunham-se os pequenos milagres e tragédias da vida, que Lucia Berlin trata por vezes com humor, por vezes com melancolia, mas sempre com comovente empatia e extraordinária vivacidade, como se as personagens e os lugares - extraordinariamente reais - saltassem da página.

Fonte: contracapa do livro

"Os contos de Lucia Berlin são eléctricos, zumbem e crepitam quando os fios descarnados se tocam. E, em reacção a isso, também a mente do leitor, cativada, arrebatada, ganha vida, com todas as sinapses a disparar. É assim que gostamos de estar quando lemos - a usar o cérebro, a sentir os batimentos cardíacos.
Parte da vivacidade da prosa de Lucia Berlin está no ritmo - por vezes fluido e calmo, equilibrado, errante e solto; e, por vezes, em staccato, notacional, acelerado. (...)"

Excerto do prefácio de Lydia Davis


Para saber mais sobre a escritora e a sua obra consulte:

"Manual para mulheres de limpeza", de Lucia Berlin, vence prémios em Espanha e nos EUA - Lusa
Onde é que tu andavas, Lucia Berlin? - Ágata Xavier - Revista Sábado Lucia Berlin. A história das coisas que aconteceram - Jornal Sol

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!