segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O fogo na floresta

O fogo na floresta

Adormecidas paisagens
Sombras de nostalgia;
Os mortos não são viagens
Nem os silêncios magia.

Trágica contemplação
Os sentidos vagabundos;
Olhos rasos de emoção
E os campos moribundos.

Assaltaram as serras
Maus ventos em chama
Arderam pessoas e terras
Secou a água, ficou a lama.

O negro veste os valados
A alma coberta de urtigas;
Nos penedos nús e calados
Já não se ouvem cantigas.

Carlos Maia Teixeira

O Fogo na Floresta, poema da autoria do Dr. Carlos Maia Teixeira, serve de introdução ao catálogo da exposição “Pintura solidária” e transmite em palavras simples a dor que ficou depois dos incêndios do dia 15 e 16 de Outubro.

A exposição “Pintura Solidária” é uma feliz iniciativa da Editorial Moura Pinto que chega até nós pela mão do artista benfeitense Carlos da Capela e do Presidente daquela Associação o Dr. Carlos Maia Teixeira, com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil.

O que faz desta exposição algo muito especial é o facto de o valor da venda dos quadros reverter inteiramente a favor das Comunidades afectadas pelos recentes incêndios que destruíram 92% da área florestal do concelho de Arganil, destruíram casas e levaram várias pessoas à morte.

Composta por 18 quadros de vários artistas ligados ao ATELIER 26 no Porto, a exposição está patente até dia 30 de Novembro em dois locais distintos: Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!