terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A Cripta de Albano P. Santos

No passado dia 4 de Dezembro, por ocasião do 21º aniversário da Biblioteca Municipal Miguel Torga – Arganil, o Professor Albano P. Santos apresentou no auditório da Biblioteca o seu primeiro livro: A cripta.

Para introduzir e apresentar a obra o autor começou por ler um pequeno conto, da sua autoria, intitulado “Falsos gigantes”.
Em “A cripta”, a partir da ficção de uma sociedade secreta centenária que se reúne numa vasta rede de galerias subterrâneas numa aldeia do concelho de Arganil, o autor explora o tema de cientistas com uma visão muito à frente do seu tempo que lutaram contra a estagnação e acomodação do pensamento e do conhecimento científico.

De acordo com as palavras do autor este livro foi escrito “a partir do coração e da razão… fala de viagens, não só de viagens físicas pelas galerias subterrâneas, não só de viagens a Coimbra, Lisboa, Oxford ou a Cuidad Real… fala de viagens pelos sonhos de André Conte, fala de viagens: pela vida, pelo interior; pelo passado, pela ciência, pelas metáforas – labirintos – portas que se abrem e que fecham, criptas que vamos construindo durante a vida; pela filosofia, através das interrogações e inquietações com que o protagonista se vai deparando."

É também um livro de encontros e desencontros. De mistério, de descoberta e de revelações.

Isabel Enes Ferreira escreve no prefácio que “esta não é só a história de uma personagem em busca de si mesma e de todas as transformações e premonições da sua superior e atormentada alma. É uma história que mostra um bom trabalho de pesquisa, um conhecimento de factos históricos e científicos num campo e numa matéria ainda tão pouco explorados… Ficamos a saber muita coisa mas ficamos, principalmente com uma enorme vontade de aprofundar, de saber mais coisas. Uma narrativa aberta que temos pena de “largar”…”

No final da sessão Albano P. Santos leu o poema “de que é feito o dia” e revelou estar já a escrever um segundo livro.

Pode requisitar “A cripta” na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil ou adquirir um exemplar na livraria da Biblioteca Municipal Miguel Torga – Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!