sexta-feira, 12 de junho de 2020

Sugestão de leitura: A estrela de Vergílio Ferreira

A estrela in Apenas Homens de Vergílio Ferreira

Em "A Estrela" de Vergílio Ferreira, narra-se a história simples e cativante de Pedro, uma criança de 7 anos que, um dia à meia-noite, sobe ao alto de uma igreja, existente no cimo de uma alta montanha, para roubar uma estrela ímpar.

Não era uma estrela qualquer, era simplesmente a estrela mais bonita e brilhante do céu. Porém, o roubo é descoberto por um velho muito velho, e toda a aldeia se revolta contra aquele acto que assim defraudara o património comum. Quando descobre a verdade, o pai de Pedro exige que ele reponha a estrela roubada no seu lugar originário. Porém, ao restituir a estrela, noutro dia à meia-noite, perante toda a comunidade emocionada, Pedro cai da torre da igreja e morre. Aquela estrela singular e o acto de Pedro perduraram na memória de todos até ao presente.

Um conto que espelha claramente os contrastes do imaginário infantil, com o dos adultos.

Gostou?

Requisite o livro na Biblioteca Municipal de Arganil e descubra este e outros contos da autoria de Vergílio Ferreira, nome maior da literatura portuguesa.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!