terça-feira, 20 de outubro de 2020

Fundo local enriquecido

 


Decorreu no dia 3 de Outubro, na Capela de S. Pedro de Arganil, a apresentação do livro “As informações paroquiais de 1721: contributos para a história do Concelho de Arganil” da autoria de Carlos Dinis Cosme.

O livro apresentado consiste na transcrição das Informações Paroquiais de 1721, trabalho moroso e complexo, mas certamente uma mais-valia para todos os que se interessam pela história do concelho. O livro, para além das referidas transcrições, é enriquecido com as digitalizações das informações eclesiásticas originais e ilustrações de Gomes Paiva.

“As informações paroquiais de 1721” foi uma iniciativa da Academia Real de História que fora fundada em 1720, no reinado de D. João V”. Para a compilação destas informações os Párocos do reino foram incumbidos de reunir e de apresentar informação sobre oito aspetos referentes à vida eclesiástica e secular das suas Paróquias.

As Paróquias do Concelho de Arganil, cujos relatórios dão corpo a estas Informações Paroquiais são: Arganil, Anceriz, Benfeita, Celavisa, Cepos, Cerdeira, Coja, Folques, Piódão, Pomares, Pombeiro, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Secarias, Teixeira e Vila Cova do Alva.

O livro “As informações paroquiais de 1721: contributos para a história do Concelho de Arganil” pode ser adquirido ou requisitado na Biblioteca Municipal de Arganil e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!