quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os meus livros

Durante o curso das nossas vidas, por razões pessoais e profissionais, vamos adquirindo livros, que se vão avolumando ao longo do tempo nas nossas casas. Há pessoas que se conseguem desfazer deles, oferecê-los, vendê-los, outras apegam-se e não se conseguem desapossar dos seus livros de forma alguma.
A casa vai se apinhando, as estantes estão cheias… mas continuamos sempre a arranjar espaço para mais um inquilino: uma edição especial, a obra completa de determinado escritor, um achado numa feira do livro ou num alfarrabista…
A nossa biblioteca pessoal gradualmente vai-se construindo tornando-se íntima e até um reflexo do nosso próprio percurso de vida.

Em deambulação pelo mundo dos blogues encontrámos um interessante texto de António Barreto com o título “os meus livros” que vem ao encontro desta reflexão.

“Na verdade, o que distingue a minha biblioteca de uma qualquer biblioteca pública é exactamente isso: visto-a. Como um casaco usado. Vivo com ela na pele. Ela tem tanto a minha marca, como eu tenho a dela. É mesmo uma união a sério, para a vida, para o melhor e o pior.”

Leia o texto completo de António Barreto aqui!

Nota:

António Barreto nasceu a 30 de Outubro de 1942, é político e sociólogo, É autor, entre outras obras, de Anatomia de uma Revolução. A Reforma Agrária em Portugal, 1974-1976 (1987), Sem Emenda, Tempo de Mudança (1997), A Situação Social em Portugal (1996), A Situação Social em Portugal, vol. II (2000) e Tempo de Incerteza (2002).

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!